quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Informações: Pílula do dia seguinte.






Fofos e fofas!
Quem é vivo, sempre aparece não é verdade? exatamente!
Mas, como agora eu sou uma pessoa ocupada full time (chique né?) eu apareço raramente, mas não pensem que eu me esqueci de vocês, meus lindinhos da titia..

Após um episódio que me gerou algumas dúvidas em relação a pílula do dia seguinte, resolvi depois de me informar, dividir essas informações com vocês, espero que lhes seja útil e que tenham juízo certo? rs


PÍLULA DO DIA SEGUINTE.

O fármaco Levonorgestrel mais conhecido como pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, só deve ser usado na falha ou ausência de um método contraceptivo de barreira ou oral, pode ser comprado nas redes farmacêuticas sem necessidade de receita médica.
É encontrado em forma de dois comprimidos, um que deve ser administrado o mais rápido possível após o coito e outro que deve ser tomado após doze horas da administração do primeiro comprimido.
A recomendação é que seja feito o uso da pílula do dia seguinte até 72 horas após a relação sexual, quanto mais rápido possível maior o seu nível de eficácia:

- até 24 horas depois da relação as chances de evitar a gravidez são de 95%;
- de 25 a 48 horas depois da relação a eficácia diminui para 85%;
- de 49 a 72 horas depois sua eficácia cai para menos de 50%.

Seu uso deve ser em casos específicos e esporádicos, por ter alta concentração do fármaco, ou seja, é uma bomba de hormônios no organismo da mulher, podendo levar a vários efeitos colaterais como náusea, vômitos, diarréia, dores de cabeça, edema, trombose, dores nas mamas, hipertensão, cólicas abdominais, sangramentos intermenstruais, intolerância a lentes de contato, depressão além lógico de desregular o ciclo menstrual. Estudos apontam que com seu uso frequente a mulher poderá enfrentar problemas futuramente quando quiser engravidar.

Não é recomendado o uso a mulheres que apresentem hipertensão, problemas vasculares, histórico de trombose familiar, tabagistas, e concomitante à ingestão de álcool.
Ao contrário do que as pessoas falam o Levonorgestrel não é um fármaco abortivo, ele não permite que o óvulo se agregue a superfície do endométrio, onde será fecundado e também dificulta a passagem do espermatozóide pelo colo uterino, uma vez que houve a fecundação ele perde seu efeito, a cada 100 mulheres que tomam a medicação no tempo estipulado 5 acabam sendo fecundadas.

Vale ressaltar que ela não previne doenças sexualmente transmissíveis.
O método contraceptivo mais recomendado é o uso do preservativo (camisinha, camisa de Venus), pela sua eficácia na prevenção que abrange tanto doenças sexualmente transmissíveis como uma concepção indesejada.



Estamos entedidos né?
Nada de fazer disso um hábito ok? se previnam fofos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário